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AFBER
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    A Caberj é o bem maior de todos os ex-banerjianos, pois foi criada há 45 anos para que tivéssemos uma assistência à saúde de qualidade. Essa é a grande missão da Caberj, que tem buscado caminhos para assegurar sua sustentabilidade e garantir esse padrão assistencial. Nessa trajetória, não faltaram desafios, como o que enfrentamos agora, mas que foram superados graças à mobilização de todos os caberjianos. É dessa união que precisamos agora para superarmos mais um momento crítico. Os primeiros passos já foram dados, com a iniciativa da direção executiva e dos conselhos deliberativo (Codel) e fiscal (Cofis) de proporem um Plano de Adequação Econômico-Financeira (PLAEF) para a Caberj.

    Implementado com aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), esse plano estabelece um conjunto de ações para reduzir custos e gerar receitas, tendo como meta restabelecer o equilíbrio financeiro da Caberj em até 36 meses (outubro de 2020). Acreditamos que as medidas propostas, aliadas a outras iniciativas para ampliar a carteira e aprimorar os benefícios oferecidos aos associados, possibilitarão à Caberj alcançar esse equilíbrio ainda na primeira metade do prazo do PLAEF.

    Também fazem parte dessas iniciativas encontros com as associações de ex-funcionários do Banerj.
O último deles no dia 26 de setembro, com a participação de cerca de 50 pessoas, entre representantes das associações dos Funcionários do Antigo Banerj (Abanerj), dos Beneficiários do Previ-Banerj (Anbep) e dos Associação dos Funcionários do banco do Estado do Rio de Janeiro (Afber), Associação Nacional dos Funcionários do Sistema Integrado do Banerj (Ansib) e da diretoria do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.

     Esses encontros buscam sanar quaisquer dúvidas sobre o PLAEF e a situação da Caberj, muitas delas decorrentes de informações incorretas ou meia verdades disseminadas por aqueles que querem fazer uso político da Caberj, o que não podemos permitir.

    EDITORIAL DO DEFATOS - (CABERJ)
                      Todos juntos pela Caberj

    Parte das ações previstas no PLAEF visa reduzir o impacto da interrupção do contrato com a prefeitura do munícipio do Rio de Janeiro. Encerrado em 31 de maio, esse contrato gerou até setembro cerca de R$ 30 milhões em custos de atendimento, uma vez que a rede referenciada tem até 90 dias para fazer a cobrança. Despesas que devem ser honradas de imediato enquanto que os recursos da PEONA para este fim vêm sendo revertidos em parcelas mensais.

    Uma questão prioritária para a Caberj, que está em negociação e diálogo permanente com a rede para minimizar eventuais impactos e normalizar, no menor prazo possível, o atendimento aos associados, aos quais pedimos desculpas por contratempos ocorridos. Da mesma forma, a Caberj continua envidando esforços no sentido de aprimorar os serviços assistenciais, lançando novos produtos, como o Caberj dental, e estabelecendo parceria com o Hospital São Lucas, que passará a ter uma equipe própria da operadora para dar um atendimento diferenciado aos associados da Zona Sul.

    O que nos torna confiantes de que podemos superar essa difícil situação são as conquistas e realizações consolidadas nos últimos 20 anos, após o fim do patrocínio do Banerj: a criação do PAMEF, depois transformado em Afinidades, o AAG, o AED, o ADU, o Maturidade Caberj e o programa internistas, entre outros. Além de novas iniciativas para promover a melhoria da qualidade do modelo assistencial, como as já citadas.

    É com a certeza de que os associados mais uma vez se unirão para ajudar a preservar a Caberj que preparamos essa edição especial do jornal De Fatos. A próxima edição, assim como dos Expresso, será disponibilizada no site da Caberj, que é o canal permanente de comunicação com os nossos associados. Agradecemos a confiança do corpo social que sempre apoia as iniciativas da Caberj, contribuindo para a gestão do nosso bem maior: a saúde.

FUNDADA EM 24 DE MAIO DE 1952